O que comer antes de treinar para assegurar um ótimo rendimento.

A busca por uma vida saudável e por uma boa forma física vem atraindo cada vez mais, a procura por uma pratica de exercício físico entre eles estão treinamento funcional, musculação, corrida entre outras atividades. Entretanto, o resultado dos exercícios físicos está ligado não apenas às horas investidas nas atividades e aos bons equipamentos, mas sim a uma alimentação adequada, antes e depois do treino.

Existem, opções de alimentos que são indicados antes do treino, às mesmas vão colaborar, para um melhor rendimento e funcionamento do organismo. Ao mesmo tempo, após a atividade física, existem nutrientes essenciais que ajudam a repor os a nutrientes perdidos nesta prática.

Antes do treino, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Esses alimentos tem digestão mais lenta, portanto o açúcar será liberado no organismo ao poucos, mantendo a energia constaste.

A reeducação alimentar também tem que seguir horários, o ideal é se alimentar uma hora antes do exercício. “O corpo não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo”. Ou faz a digestão ou o exercício físico de forma eficiente. Normalmente recomendamos um intervalo de uma hora, ou em alguns casos de 30 minutos entre a refeição e o treinamento.

Com relação aos resultados, a alimentação corresponde a 70% do sucesso de um treinamento. Sendo motivada pela ingestão de refeições corretas no pré e no pós-treino. “A alimentação antes do treino é um fator importantíssimo, porque ela é o combustível que vai dar energia, evitando que o praticante passe mal ou sinta qualquer desconforto durante o exercício”.

Portanto é essencial, o acompanhamento de um nutricionista, assegurando um plano alimentar condizente, que atenda suas necessidades e otimize o seu rendimento.

Elton Martins