Importância da postura correta na execução dos exercícios

Você treina ou está pensando em começar um programa de exercícios físicos, de modo que venha privilegiar o seu condicionamento físico, saúde e bem-estar? Antes de iniciar um programa de exercícios ou qualquer outra prática, se faz necessário ter todo cuidado na seleção dos exercícios e a realização dos movimentos.

A prática de forma irregular, pode acarretar várias lesões decorrentes de uma execução malsucedida colocando em evidência a coluna, articulações, tendões e ligamentos. Por isso, tão importante quanto os exercícios é a execução correta sobre os mesmos. Uma boa postura garante inúmeros benefícios e evita diversos problemas à saúde.

Desta forma, a orientação se faz necessária, um profissional qualificado terá todo cuidado nas correções, acompanhamento e dando uma boa condição ao padrão dos movimentos. Oferecendo bons resultados, segurança e integridade física a sua saúde.

Esses cuidados devem existir também com os equipamentos da academia, é importante que os mesmos estejam sempre ajustados e em boas condições de uso. Já nos exercícios com pesos livres ou com próprio peso do corpo, os mesmos dependem de um cuidado redobrado, maior estabilidade articular, coordenação motora e consciência corporal.

Cabe salientar que é comum, ver algumas pessoas correndo, e fazendo muito barulho. A orientação é o contato correto dos pés sobre o solo. Este detalhe faz toda diferença na ação correta do movimento. Grandes mitos do esporte e estudiosos mencionam que o correto é correr como se estivesse pisando em ovos, sempre com o calcanhar primeiro e só depois com a ponta dos pés. É por este, entre outros motivos que a postura correta, aliada ao um bom programa de exercícios físicos, respeitando a integridade de cada indivíduo, oferece inúmeros benefícios e evolutivos a sua saúde e qualidade de vida.

Elton Martins