Doença ou saúde, muitas vezes é uma questão de escolha.

Boa parte das doenças está diretamente ligada ao nosso comportamento. Saiba como tais escolhas podem influenciar em sua saúde. A modificação desses comportamentos evitaria boa parte das doenças correlacionadas.

Como anda a qualidade do seu sono

O sono è um período reparador para o nosso corpo, o cérebro faz uma limpeza, sendo essencial para nossa memória. Durante este período há a redução da pressão arterial e da respiração, os músculos relaxam, há a produção de hormônios e energia é reposta.

Sua alimentação

Faça pelo menos três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e intercale com lanches saudáveis, procurando não pular refeições.

– Corte as gorduras trans do cardápio, dando preferencia às insaturadas.

– Consuma três ou mais porções por dia de legumes e verduras e três de frutas.

– Beba ao menos dois litros de agua por dia, preferencialmente nos intervalos entre as refeições.

– Para uma dieta segura e personalizada consulte uma nutricionista ou um nutro logo.

Exercício físico

Todos nós sabemos que o exercício físico é fundamental para assegurar um bem-estar pleno. .
Já quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

É um instrumento poderosíssimo que pode melhorar a saúde de todos nós. O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado a uma alimentação saudável.

A dica para quem pretende sair do sedentarismo e não sabe como escolher o melhor exercício é buscar uma alternativa que dê prazer e, assim, possa ser incorporada à rotina de cada pessoa.

É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos.

Como anda o estado da sua saúde mental

A saúde mental caracteriza o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional e ausência de doença mental.

A saúde mental esta também, relacionada ao bem estar no qual o individuo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperando do stress rotineiro, apreciando a vida e mantendo o equilíbrio entre suas atividades.

Regularidade com sua saúde

Independentemente da idade ou do seu estado de saúde, uma vez por ano deve consultar o seu médico de família para fazer um check-up geral.

Ter controle dos exames a fazer, desta forma você controla sua saúde e minimiza a chance de possíveis patologias.