Dicas de como fracionar o treino durante o dia.

Fracionar o exercício físico ou dividir sua programação vem demostrado inúmeros benefícios à saúde e ao estilo de vida de muitas pessoas. Devido à falta de tempo, rotina acelerada e o cansaço de treinos longos.  O modelo, de fracionar o programa de exercícios, ganhou evidência e se tornou uma opção aos adeptos e praticantes de um estilo de vida mais saudável.

A ciência vem demonstrado que sessões de exercícios curtas e cumulativas durante o dia, são tão benéficas quanto períodos longos e isolados de treino. Estudos demostram que as sessões de treino fracionadas e curtas, durante o mesmo dia, promove resultados eficientes, adaptações fisiológicas, promovendo melhoras na saúde e no bem estar. A ressalva, ao realizar este método, é ter apenas atenção para não fracionar demais as atividades, para que o mesmo tenha um dado ritmo e uma frequência persuasiva.

É recomendado pela organização mundial da saúde que você se exercite de três a cinco vezes por semana. Cada sessão com duração mínima de 30 minutos. Se eventualmente você não tiver este tempo, movimente no intervalo que for possível. Deste modo você realiza a manutenção das atividades, minimiza o sentimento de culpa ou ausência em um programa de exercícios físicos.

O treino fracionado apresenta inúmeros benefícios a sua saúde. Contribuindo no processo de perda peso, melhora nas aptidões físicas, musculares, cardiorrespiratória, privilegiando o condicionamento físico e auxilia no controle da pressão arterial. Para melhorar o desempenho, adote uma dieta balanceada a base de frutas, carboidratos, proteínas e muita água para hidratar. O acompanhamento de uma nutricionista é essencial. E para concretizar está pratica, é importante ter o acompanhamento de um educador físico para direcionar as atividades, promover segurança e garantir sucesso aos resultados e consolidar vossos objetivos.

Elton Martins