Como realizar um treino de alongamento

Existem vários motivos que torna o alongamento essencial. Mas o mais importante é pelo ganho de flexibilidade. Aumentando sua flexibilidade você evita encurtamento muscular, melhorando a postura e prevenindo lesões. Exemplo clássico é de quem passa horas digitando de forma inadequada, essas pessoas têm os ombros voltados para frente devido ao encurtamento do músculo peitoral, o que causa também um arredondamento das costas (hiper cifose), provocando um desvio da coluna.

Existe um senso comum que temos que alongar antes dos exercícios para evitar lesões. Mas está conduta está equivocada, o alongamento antes do exercício não evita que lesões ocorram. Hoje, muitos profissionais e academias já não aderem mais o alongamento ativo estático antes do treino (aquele esticando o músculo por 30 segundos). Ao alongarmos um músculo ele provocará um afastamento das fibras, esse afastamento provocará um leve atraso na contração muscular, diminuindo assim sua eficiência.

Entretanto, o alongamento realizado de uma forma sistemática e planejada irá possibilitar uma melhora da flexibilidade, um melhor desempenho devido ao aumento da amplitude e eficiência da articulação e do músculo. E isso sim é que evitará possíveis lesões.

Trabalhando a flexibilidade

Alongamento após o treino ou em horários separados produzirá um ganho muito maior de flexibilidade e elasticidade do músculo, conforme tais considerações:

  • Alongue o músculo até sentir tensão;
  • Média de 20 a 40 segundos em cada posição;
  • Evite fazer movimentos curtos repetitivos;
  • Sempre respire profundamente nas posições, isso provoca o relaxamento do músculo facilitando o trabalho (não faça apneia);
  • Existem posições simples e complexas, evolua gradualmente.

Não tem horário perfeito para fazer exercícios de alongamento, pode ser feito ao acordar, antes de deitar ou durante o trabalho. Com o corpo aquecido a musculatura tem a capacidade de se alongar mais, tornando mais agradável a atividade.

Tenha sempre um profissional, por perto para orientar e prescrever seu programa de alongamentos de acordo com seu objetivo e necessidades.