Motivação para emagrecer? É mais que necessário, saiba 5 dias essenciais para esse processo.

Não é nada fácil encontrar formas de se motivar para emagrecer. Vivemos em um mundo cercado de compromissos, falta de tempo no qual a ideia de transformar o estilo de vida enfrenta muitos desafios.

Não é por acaso que tanta gente começa uma dieta e depois desiste, justamente por não sentir motivação suficiente para seguir continuar.

Por isso, vou citar algumas formas de se motivar para emagrecer, para que você seja capaz de alcançar seus objetivos e, consequentemente, tenha uma vida mais saudável.

 

  1. ESTABELEÇA OS MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ QUER EMAGRECER

 

Uma das formas de se motivar para emagrecer mais eficientes é listar as razões pelas quais você quer perder peso. Isso ajuda você a se manter comprometido com o seu objetivo.

 

  1. TENHA EXPECTATIVAS REALISTAS

Muita gente compra a ideia de perda de peso rápida e prática, vendida por várias dietas ditas revolucionárias e produtos variados. A questão é que, de acordo com especialistas, o ideal é você perder de meio kg a 1 kg por semana apenas.

Quando você define objetivos impossíveis pode acabar se frustrando quando não os alcança. E isso geralmente faz com que as pessoas desistam. O contrário acontece quando você determina metas possíveis, porque você as realiza e se sente mais satisfeito e motivado.

 

  1. MANTENHA O FOCO NO PROCESSO

Não falta gente que quer emagrecer e que se preocupa mais com os resultados do que com o processo como um todo. Normalmente elas colocam um peso X como a meta principal e correm atrás disso desesperadamente.

 

Se você é desses, é melhor mudar de estratégia. Se ficar pensando apenas no número que quer atingir, você tem grandes chances de acabar frustrado.

Antes de colocar os resultados como meta, que tal colocar ações que vão te ajudar a emagrecer? Por exemplo, ao invés de dizer “quero perder 10 kg”, diga que vai praticar exercícios quatro vezes por semana.

Um estudo feito com 200 pessoas com sobrepeso provou que aquelas que estavam mais focadas no processo eram mais bem-sucedidas no emagrecimento.

As metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e precisam ter prazo. Do contrário, é muito provável que você acabe falhando.

 

  1. DEFINA UM PLANO DE EMAGRECIMENTO QUE FAÇA SENTIDO DENTRO DA SUA VIDA.

Uma das formas de se motivar para emagrecer é seguir uma forma de emagrecimento que faça sentido para a sua vida. A maioria delas se baseia no corte de calorias, mas deixar de consumi-las por um tempo e depois retomar o consumo delas pode fazer com que você rapidamente engorde tudo outra vez.

Por isso, é melhor evitar essas dietas que eliminem alimentos, porque essa onda de “tudo ou nada” acaba aumentando a ansiedade e dificultando a perda de peso. Ao invés disso, prefira um plano que tenha a sua cara e faça sentido para a sua vida.

 

  1. COMEMORE AS SUAS CONQUISTAS

Comemorar as suas conquistas é uma das formas de se motivar para emagrecer. E existem várias maneiras de celebrar, como por exemplo, compartilhando os seus resultados positivos nas redes sociais.

Também vale a pena comemorar as mudanças de hábito, não só os números que você atinge. Por exemplo, se você conseguiu se exercitar quatro vezes como queria essa semana, que tal se divertir com seus amigos em uma noite especial?

 

Recompensas são importantes para você mostrar a si mesmo que está indo bem e que merece se premiar por isso. Essa atitude estimulará você a continuar na linha. Apenas evite associar as recompensas à comida, segue a opções de uma boa recompensa: fazer massagem, viajar ir ao cinema etc.

  1. TENHA APOIO NO SEU CÍRCULO SOCIAL

Apoio é fundamental quando se que emagrecer. Por isso, avise a sua família e amigos dos seus objetivos. Dessa forma, eles poderão te estimular nessa jornada.

Encontrar amigos que estejam no mesmo caminho que você também pode ajudar. Assim, vocês podem se unir e trabalhar em prol das suas metas pessoais, de forma que um apoie o outro.

Se você tem um parceiro, também vale a pena inclui-lo nesse processo, pois isso vai trazer benefícios para ambos e uni-los ainda mais.

 

  1. PEÇA AJUDA PROFISSIONAL

Uma das formas de se manter motivado a emagrecer é contar com ajuda profissional durante o processo. Quando uma pessoa confia e acredita no que está fazendo, ela tende a fazê-lo com mais convicção e vontade.

Além disso, um profissional também torna tudo mais real, mais sério e responsável. Não dá para brincar quando você está sendo acompanhado por alguém que vai te cobrar resultados, porque o sucesso do trabalho dele depende disso.

Se está difícil para você se motivar, vale a pena buscar um psicólogo, nutricionista ou um personal trainer. Busque por pessoas que estejam preparadas para te apoiar nessa caminhada e te dar estratégias para seguir em frente.